Esporte Solidário: Campeões na vida

Por Profa. Camila de Oliveira

O Estatuto da Criança e do Adolescente afirma em seu Capítulo II – Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade, que toda criança tem o direito de brincar, praticar esportes e se divertir. Mas tão importante quanto este direito, é a percepção de todos em relação aos valores das relações sociais, como respeito, responsabilidade pessoal e coletiva, cooperação e principalmente a solidariedade.

No dia 05 de novembro, o Colégio Bandeirantes, em parceria com a ONG VIDAS, realizou o evento Esporte Solidário que contou com a presença de jogadores do Esporte Clube Pinheiros, além de alunos, professores, funcionários e pais do Band.

Mais do que um evento, foi uma grande festa que celebrou momentos de solidariedade. Atletas do ECP fizeram a diferença fora das quadras. Além de jogarem com nossos alunos, participaram de atividades com as crianças da ONG, demonstrando que não existem limites na relação humana.

Os alunos do Bandeirantes fizeram doações para a ONG, colaboraram com a rifa, cujo prêmio era uma camiseta autografada pela estrela do Basquetebol americano, Vince Carter e, ao final do evento, os atletas do 3º ano do Ensino Médio foram homenageados pela equipe de Educação Física e Esporte.

Dentre as atividades que aconteceram, uma delas proporcionou um momento de grande emoção. A ONG VIDAS, com a ajuda dos alunos do Band, arrecadou 100 garrafas pet e, em troca, conseguiu uma cadeira de rodas, que foi entregue para a Duda, uma criança que esperou por mais de um ano por ela.

Através do esporte e de ações como esta, podemos formar jovens cidadãos capazes de contribuir para a construção de uma sociedade democrática, solidária e humana. Jovens que saibam compreender, aceitar e conviver com as diferenças, livres de preconceitos e defensores dos direitos estabelecidos para todos.