Um tênis para cada pé.

As empresas de calçados aumentaram seus investimentos em tecnologia associados à biomecânica, isso gerou uma grande oferta de tênis com materiais que permitem maior troca de calor, melhor amortecimento, estabilidade e solado diferenciado para o tipo de pisada e solo a ser praticado o esporte.

No basquetebol, por exemplo, podemos perceber uma grande diferença entre os tênis usados na década de 70 e os modelos atuais. Haja visto que, nos anos 70 os tênis tinham solado em borracha látex com estrutura superior em lona (Converse All Star), evoluíram para tênis em couro ou materiais sintéticos, com solas intermédias em poliuretano ou E.V.A. de compressão moldada, com tecnologias de amortecimento como, Nike Air, Asics Gel ou Reebok DMX, solas específicas para Indoor ou outdoor, com estruturas de apoio como faixas de velcro e reforços em carbono. Pode-se encontrar até modelos específicos para as diferentes posições do basquete.

As grandes marcas competem entre si para inovar e quem ganha somos nós. Pois, podemos comprar um tênis adequado ao nosso tipo de pisada, ao esporte praticado e com melhor preço.

Para você se nortear na hora de comprar um tênis, observe a sola do seu tênis velho e veja onde há um maior desgaste. Dessa forma, você vai perceber com qual parte do pé você costuma imprimir maior força e, assim você terá uma noção sobre seu tipo de pisada.

Mas, apenas a visualização da sola é pouco, o ideal é fazer uma avaliação com um ortopedista ou procurar lojas/clinicas esportivas que possuam o teste de pisada, para descobrir o seu tipo e comprar um modelo que seja preventivo de lesões e dores.

Tipos de pisadas e tênis mais adequados

A pronação existe, em menor ou maior intensidade, em todos os tipos de pisada.

Neutra

Inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e, então, ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.
O tênis ideal deverá ter bom amortecimento e estabilidade. Prefira os solados planos.

Supinada

A pisada inicia no calcanhar do lado externo e mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.
Pé supinado é, em geral, muito rígido.

O tênis ideal deverá promover um aumento do amortecimento e da flexibilidade. O solado deve ser curvo ou semi curvo para estimular os movimentos dos pés.

Pronada

A pisada se inicia do lado externo do calcanhar ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.
A pronação é um problema de hipermobilidade.
O tênis ideal deverá ser menos flexível, garantir maior estabilidade e controle do movimento. Opte pelos solados semi-curvos ou planos.

TiposPisada

Bom exercício a todos !

Daniela é professora de Educação Física do Colégio Bandeirantes.