Hidratação

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Olá pessoal, eu sou a Daniela, postarei periodicamente dicas e promoverei reflexões sobre os temas Saúde e Atividade Física. Seus comentários e sugestões de novos assuntos serão muito bem vindos!

 

Hidratação

Atualmente, existem muitas pesquisas sobre a hidratação de atletas. Todas convergem para a necessidade de hidratação antes, durante e depois do esforço físico, na tentativa de minimizar a desidratação e queda do rendimento. Entretanto, algumas dúvidas ainda são freqüentes como: Quando devo começar a me hidratar? O que devo beber?

De início, eu sempre respondo que, todos devem começar o exercício bem hidratados, ou seja, tem que ter o hábito de beber água!

Nos dias de treino ou competição, intensifique sua hidratação. Para que isso ocorra, use a seguinte estratégia:

  • 1 hora antes do exercício – beba em torno de 250 a 500 ml de água, de 20 em 20 minutos.

Objetivo é garantir a plena saturação de líquidos no corpo. Tudo aquilo que for excesso, será eliminado pela urina e você começará a atividade bem hidratado, desse modo, preservará as funções cardiovascular e termorregulatória, assim como, manterá o seu desempenho atlético.

Durante o treino, aproveite as paradas que o técnico faz e beba água a vontade, mas se ele não costuma fazer pausa, não se preocupe, beba cerca de 250 a 500 ml de água logo ao término do treino. Nos dias mais quentes, continue se hidratando com 250 ml de água de 30 em 30 minutos nas duas horas seguintes.

Se o treino durar mais que 1 hora, a temperatura ambiente estiver alta e você perceber que sua transpiração está intensa, continue bebendo água. Pois, durante o treino a intensidade do esforço realizado varia bastante. Existem momentos de alta intensidade, como na realização de fundamentos em deslocamento e situações em que a intensidade é mais baixa, como nos exercícios de manejo de bola e alongamento. Então, a água é um excelente hidratante para repor o líquido perdido pelo suor e conduzir o calor gerado para a pele, onde será dissipado.

Deixe o uso do isotônico para aqueles atletas que mantém um esforço alto por mais de 1 hora, como os ciclistas e maratonistas.

Não caia na tentação de usar bebidas energéticas, para se hidratar, por achar que elas aumentam seu pique, devido à alta concentração de cafeína. Elas causam desconforto gastrointestinal e dificultam a absorção de água. O que é péssimo para um esportista.

Saiba que, se você mantém uma alimentação saudável e não passa grandes períodos em jejum, a água é adequada para ser ingerida durante o treino ou mesmo do jogo. Se você tomar isotônico sem necessidade, irá enriquecer sua urina e jogar dinheiro fora.

Enfim, se você quer se dar bem no esporte, se alimente bem, descanse adequadamente, para se recuperar do estresse físico, e beba água.

Dica: converse com seu técnico sobre a possibilidade de você deixar uma garrafinha de água num local da quadra.  

 

Daniela é professora de Educação Física e especialista em fisiologia do exercício.